–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
APRESENTAÇÃO
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Este curso de mestrado parte do universo da cultura do objecto impresso e da letra enquanto planos de estudo, investigação e realização projectual, research by practice. São cinco as directrizes de exploração programática.


1
Utilização das técnicas oficinais como a tipografia gutenberguiana de chumbo e de madeira, a gravura, a serigrafia na produção de múltiplos, edições no contexto do independent and self publishing convocando também o livro de artista no âmbito dos krafts.

2
Book design e obra de livro. Estudos em torno do livro, do objecto impresso de literatura até à complexidade inerente da realização de um catálogo impresso de artes plásticas. A materialidade, imaterialidade do livro contemporâneo.

3
Letterpress — Exploração das capacidades expressivas dos caracteres móveis. Realização de peças gráficas singulares que permitam um recurso à poesia experimental e um reflectir da produção contemporânea de poesia concreta na Europa e Brasil.

4
Type design. Desenho de tipos de letra na vertente experimental e display mas também num estudo sério e responsável de tipos de letra para o livro — typefaces for books, investigando em torno das condições de leitura e estudos no campo da legibilidade e leiturabilidade do texto.

5
História do livro, história da tipografia, história da escrita. Epigrafia, tipografia, caligrafia. Estudos extensivos e de natureza monográfica cruzando a história da arte com a análise formal de referentes do lettering e da comunicação textual.

6
Práticas criativas emergentes. Articulação da tipografia com tecnologias e linguagens criativas contemporâneas: desenvolvimento de uma reflexão crítica e de práticas exploratórias envolvendo a tipografia — interactividade, fabricação, computação e relação com o espaço.