–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
APRESENTAÇÃO
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Este curso de mestrado parte do universo da cultura do objecto impresso e da
letra enquanto planos de estudo, investigação e realização projectual,
research by practice. São cinco as directrizes de exploração programática.
1
Utilização das técnicas oficinais como a tipografia gutenberguiana de chumbo e de
madeira, a gravura, a serigrafia na produção de múltiplos, edições no contexto do
independent and self publishing convocando também o livro de artista no âmbito
dos krafts.
2
Book design e obra de livro. Estudos em torno do livro, do objecto impresso de
literatura até à complexidade inerente da realização de um catálogo impresso de
artes plásticas. A materialidade, imaterialidade do livro contemporâneo.
3
Letterpress — Exploração das capacidades expressivas dos caracteres móveis.
Realização de peças gráficas singulares que permitam um recurso à poesia
experimental e um reflectir da produção contemporânea de poesia concreta na Europa e Brasil.
4
Type design. Desenho de tipos de letra na vertente experimental e display mas
também num estudo sério e responsável de tipos de letra para o livro — typefaces
for books, investigando em torno das condições de leitura e estudos no campo da
legibilidade e leiturabilidade do texto.
5
História do livro, história da tipografia, história da escrita. Epigrafia,
tipografia, caligrafia. Estudos extensivos e de natureza monográfica cruzando a
história da arte com a análise formal de referentes do lettering e da comunicação
textual.
6
Práticas criativas emergentes. Articulação da tipografia com tecnologias e
linguagens criativas contemporâneas: desenvolvimento de uma reflexão crítica e de
práticas exploratórias envolvendo a tipografia — interactividade, fabricação,
computação e relação com o espaço.