–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
OBJECTIVOS
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Partindo dos dois elementos fundamentais do design de comunicação: a tipografia e a edição, o mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas apresenta-se enquanto programa de estudos de convergência e ligação de dois saberes operativos. A tipografia, pelo carácter ecléctico, diz respeito ao seu desenho, sua implementação e adequação; a edição enquanto plataforma de receptáculo gráfico refere-se à publicação e divulgação, articulando a imagem e a matéria textual.

O propósito deste ciclo de estudos é também dual, dado que se articula a dimensão autoral criativa com uma estratégia pragmática, profissional e formativa onde se justapõem as práticas dos designers e dos artistas.

A sistemática dualidade do curso revela-se novamente na sua estrutura quando se convoca uma abordagem ligada aos krafts, à manualidade da tipografia, composição e impressão (letterpress, gravura, serigrafia) lado-a-lado com o recurso aos sistemas de edição inforgráficos contemporâneos, deste modo permitindo abordar o labor dos book artist´s (self-publishing) e o quotidiano do gabinete de design (projecto gráfico).

Nos objectivos deste ciclo de estudos, também dualísticos, apresenta-se o contraponto entre a materialidade do objecto impresso e a imaterialidade da publicação digital emergente. Consolida-se a natureza funcional desta disciplina e dos seus operadores gráficos na criação e produção de projectos tipográficos e editoriais originais e inovadores capazes de responder com sensibilidade social às demandas do quotidiano e do mercado global.

Nas metodologias de trabalho e investigação do presente mestrado, a dupla, tipografia e editorial, permite ao mestrando concentrar a sua acção e especialização numa destas instâncias ou optar pelo desenvolvimento de projectos interdisciplinares que sejam transversais a ambas.


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Destinatários

Destina-se a titulares com o grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de design, pintura, escultura, multimédia, ciências da arte, museologia, conservação e restauro, arquitectura, línguas, literatura, linguística, fonética, comunicação social, documentação e arquivo, ciências da comunicação, jornalismo, história da arte e outras afins.